Segue-nos

Como Podem os Pais Ajudar

A Família também ensina 

Ensina com os hábitos que adquiriu, com os valores que pratica, com a linguagem que usa, com os exemplos que dá, com as regras que instituiu. A Família também ensina, é pois, uma evidência, um lugar comum. Mas é importante ter consciência de que os ambientes familiares são muito importantes para a educação dos nossos Filhos. Pelos laços afectivos, pela permanência, pelo poder do exemplo.

Os Pais devem poder ajudar os Filhos a aumentar a sua auto-estima

É fundamental acompanhar um Filho no seu percurso escolar, incentivando-o, reforçando os seus êxitos, acompanhando-o nos seus problemas, para ajudá-lo a construir uma auto-imagem positiva.

É importante perceber que a procura da identidade implica independência, confusão e insegurança

Ao entrar na adolescência, o jovem entra numa crise, cuja resolução é a procura do Eu. Esta fase não é fácil, poderá gerar conflitos. Os Pais deverão estar cientes das agruras deste caminho de busca, de insatisfação, para melhor lidar com ele.

A ideia de que mente, corpo e emoções são partes incomunicáveis do Homem tem sido refutada pelas mais recentes investigações científicas

As descobertas neste campo, onde se destaca o papel do português António Damásio, confirmam que o emocional é uma parte integrante da aprendizagem
As emoções desencadeiam mudanças químicas que alteram os nossos estados emocionais. Estes influenciam o comportamento e o processo de tomada de decisões. Com efeito, se as emoções mais moderadas favorecem a construção do conhecimento e da motivação, as emoções muito fortes activam neurónios específicos que apenas respondem a esse acontecimento marcante, podendo gerar atitudes violentas.
Daí que seja fundamental fazer uma boa gestão das emoções e evitar o stress e a ansiedade.

Os Pais podem, assim, ajudar a criança ou o adolescente a desenvolver:

  • A auto-estima
  • A capacidade de se auto-motivar
  • O controlo emocional
  • A capacidade de se relacionar com os outros
  • O controlo da impulsividade
  • O equilíbrio entre as obrigações e o lazer
  • Uma atitude positiva, mesmo nos momentos mais difíceis.