Para teres sucesso na tua vida pessoal e familiar é importante que aprendas a lidar com as frustrações, a controlar as emoções e a relacionares-te com os outros.
É a tua Inteligência Emocional, com as aptidões que adquires, treinas e fortaleces, geralmente, ao longo da tua infância e adolescência.
Para que esta seja reforçada:
- Devemos ter uma Atitude Positiva, mesmo nos momentos mais difíceis
Por exemplo, se os nossos filhos têm um mau resultado, devemos gerir o nosso desgosto e ensiná-los a fazer o mesmo. A crítica destrutiva através de frases como «assim não chegarás a lugar nenhum», não faz mais do que bloquear os nossos filhos, gerando-lhes medo e fracasso.
Se soubermos controlar o nosso desgosto e falar com eles sobre o que se passou e porquê e, estabelecermos juntos estratégias para ter mais sucesso no futuro, estaremos a dar-lhes meios para que o mesmo não volte a acontecer, ao mesmo tempo que os tornamos mais resistentes à frustração.
- Os Pais devem poder reforçar a Responsabilidade dos seus Filhos
É fundamental exercer, assim, uma disciplina positiva que os ajudará na aprendizagem do auto-controlo, base da responsabilidade. Será mais fácil se estabelecermos regras e limites claros e os seguirmos, dando atenção às dúvidas e esclarecendo os Filhos acerca dos valores e das normas e explicar a sua importância.
Uma qualidade importante dos Pais na transmissão de disciplina é saber prevenir os problemas antes de estes acontecerem.
- Mostrar a importância e o valor da Relação Social, potenciando as relações de grupo
É importante que mostremos aos nossos Filhos a importância da relação social, através do nosso exemplo, inclusive, participando nalguma actividade de grupo com eles.
Devemos aproveitar as diferentes oportunidades, como a participação em clubes/grupos desportivos, culturais, etc., para terem a experiência de se relacionarem em grupo com os outros. Será assim que irão aprender habilidades sociais básicas e de relacionamento, necessárias para uma boa comunicação.
- Os Pais devem dar Apoio Emocional
Os Pais devem acompanhar um Filho no seu percurso escolar, incentivando-o, reforçando os seus êxitos, acompanhando-o nos seus problemas, para ajudá-lo a construir uma auto-imagem positiva.
Utilizar a atenção positiva, que não é mais do que dar-lhes o apoio emocional para que se sintam compreendidos.
É, assim, muito importante participar nas suas brincadeiras e actividades.
- Ter Confiança nas suas Capacidades para resolver problemas
Quando surge uma dificuldade, gritamos, entramos em desespero ou mantemos a calma? Pelo contrário, concentramo-nos em encontrar uma solução? Pensamos que não somos capazes de resolver o assunto ou analisamos o problema procurando outra alternativa?
Claro que, se tentarmos procurar uma solução ou uma alternativa (atitude positiva e pro-actividade) estaremos a dar um bom modelo aos nossos filhos na resolução dos problemas e a ajudá-los a alcançar a confiança suficiente para serem responsáveis e autónomos na sua vida.
Mais do que isso, devemos premiar a sua participação, recordando a necessidade de manter a calmaperante os erros.
- Contribuir para que os nossos Filhos façam Amigos
A partir dos 4 anos, as crianças entram numa etapa em que começam a desfrutar da companhia de outras crianças. O papel dos Pais deverá ser o de reforçar o valor de ter amigos. Por exemplo, mostrando interesse em relação ao que contam dos companheiros, cuidando de não tentar diminuir ou anular os seus sentimentos positivos quando nós não temos boa impressão do seu amigo.
Na pré-adolescência, as crianças já terão uma actividade social mais preenchida: aniversários, festas, saídas com os amigos e famílias, etc. É muito bom para a sua socialização, não devendo haver entraves a isso.
Já na adolescência, o nosso papel será mais o de guia: estabelecer limites adequados, por exemplo, para a hora de chegada a casa.
Deste modo, crescerão mais responsáveis, com uma boa inter-acção social com os outros e, cada vez maisautónomos.
- Utilizemos a Empatia para aumentar a Solidariedade e a Tolerância
A empatia é a capacidade de reconhecer e estar em sintonia com as emoções dos outros. Uma boa forma de dinamizar a empatia consiste em praticar com os nossos Filhos actos aleatórios de bondade. Pode ser algo tão simples como ajudar alguém nas suas tarefas ou preocupar-se com algum familiar ou amigo doente.
A capacidade de entender as emoções dos outros e ser solidário, também nos treina no pensamento tolerante.
- Ensinemos Bons Modos com o nosso exemplo
As crianças com bons modos são mais bem sucedidas, quer na Escola, quer noutra qualquer actividade da sua vida? Claro que sim, todos o sabemos!
Os Pais devem, então, proporcionar-lhes bons níveis de educação. Por exemplo, procurando que aprendam o valor de:
- Pontualidade
- Amabilidade
- Saber dizer "por favor" e "obrigado"
- Não responder de maus modos
- Não interromper os outros
- Ser pacientes e esperar a sua vez
- Ter gestos de cortesia, por ex. abrir a porta a alguém, deixar passar primeiro a outra pessoa, ou até ajudá-la, especialmente, com pessoas idosas ou pessoas com deficiência
- Bons modos à mesa.
É com o nosso exemplo que os nossos Filhos irão aprender bons modos, e com isso a ter mais Sucesso na sua vida. Se nós lhes damos valor, eles também vão dar!